quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

CONJUNTIVITE



Conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, uma fina membrana transparente que reveste o globo ocular e a parte interna da pálpebra.
Existem três tipos ou causas de conjuntivite:

· Conjuntivite alérgica: está ligada aos fatores que provocam alergia em determinadas pessoas predispostas. Não é contagiosa, ou seja, não passa de uma pessoa para outra e nem de um olho para o outro, mesmo que em alguns casos se apresente primeirmente em um olho e depois no outro. Os sintomas são a coceira nos olhos e/ou pálpebras, olhos vermelhos, e secreção clara.

·  Conjuntivite infecciosa: é causada por vírus, bactérias e fungos. Neste caso, a contaminação se dá pelo ar, especialmente em ambientes fechados, pelo uso de objetos contaminados, contato direto com pessoas contaminadas e pela água de piscina. As virais são as mais frequentes, e existem diferenças entre os vírus, sendo que alguns se mostram mais agressivos. Os sintomas são: olho vermelho, coceira, lacrimejamento, sensibilidade à luz (fotofobia), sensação de areia nos olhos, visão borrada e secreção branca ou amarelada. Também pode ocorrer febre, dor de garganta e dor no corpo. Esse tipo de conjuntivite leva aproximadamente 15 dias para a total cura.

·  Conjuntivite por fatores externos: este tipo é causado pelo contato direto com substâncias químicas, cloro e fumaça. Em alguns casos, pode ocorrer nos recém-nascidos devido ao uso de colírio de nitrato de prata no momento do nascimento; colírio este utilizado como rotina para prevenção de infecção por bactérias do canal de parto. O sintoma é a presença de olhos vermelhos e irritados. No caso de conjuntivite por contato deve-se afastar o agente causador e lavar os olhos com água abundante.

              A conjuntivite é muito comum em crianças de todas as idades. Uma vez constatada, é importante que os pais tomem cuidados especiais. Antes mesmo de procurar o Oftalmologista, algumas providências podem ser tomadas para diminuir os sintomas da doença, como:
- não deixar a criança coçar os olhos. Compressas frias são eficientes para melhorar a coceira e os outros sintomas;
- limpar a parte externa dos olhos com um algodão molhado em soro fisiológico;
- afastar a criança da escola e atividades coletivas no período de contágio;
- lavar as mãos da criança com água e sabão frequentemente;
- trocar diariamente as toalhas, fronhas e lenços usados pela criança;
- evitar frequentar piscina;
- evitar que a criança beije ou cumprimente com as mãos, caso a conjuntivite seja contagiosa;

Em alguns casos, estas providências são suficientes para que, dependendo do tipo, a conjuntivite regrida completamente.
Mas como o tratamento varia de acordo com a causa, os pais devem levar a criança para a avaliação médica e tratamento adequado. 


Dra. Fernanda Formagio de Godoy Miguel
Pediatra pela SBP

CRM: 104.671

Nenhum comentário:

Postar um comentário