terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Sol e Vitamina D


Nos últimos anos, temos encontrado um grande número de crianças e adolescentes com deficiência de vitamina D. Nós sintetizamos esta vitamina principalmente (cerca de 90%) por ação dos raios ultravioleta (UVB), pela exposição ao sol. Os outros 10% obtemos pela dieta, como óleo de fígado de peixe, peixes como sardinha, salmão e atum, gema de ovo e fígado.

Portanto, é compreensível que pelas mudanças nos hábitos de vida nas últimas décadas, tenha havido diminuição dos banhos de sol: atualmente as crianças brincam menos na rua, gastando mais tempo dentro da escola e dentro de casa, com jogos eletrônicos e redes sociais. Além disso, houve um aumento no uso de protetor solar pelo risco do câncer de pele. Tecnicamente, filtros solares não impedem completamente a produção cutânea de vitamina D, mas podem, sim, reduzir significantemente a produção da vitamina, assim como ao utilizar roupas com mangas longas e bonés.

Então, como proceder em relação à exposição ao sol? A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda 30 minutos de exposição solar semanal (ou 6 a 8 minutos por dia, três vezes por semana) para lactentes apenas com fraldas, no primeiro ano de vida, ou de 2 horas semanais (17 minutos por dia) em lactentes com vestimentas e sem chapéu. Crianças e adolescentes devem ser estimulados à prática de atividades ao ar livre e ao consumo regular de alimentos fonte de vitamina D. Em relação ao horário de exposição ao sol, cabe salientar que, antes das 10 e após as 15 horas, o ângulo de incidência é mais oblíquo, semelhante ao que ocorre no inverno, e, por isso, pouca vitamina D é sintetizada pela pele. Por outro lado, a exposição ao sol no período das 10 às 15 horas pode ser associada ao aumento no risco de câncer de pele.

Em vista disso, a suplementação de vitamina D é recomendável para crianças até 2 anos de idade, e em algumas situações de risco específicas. O Pediatra irá avaliar a necessidade e a dose dessa suplementação, assim como a necessidade de dosar laboratorialmente.

Sabe-se que a vitamina D possui diversas funções, como sobre o metabolismo ósseo, muscular, imunidade, etc. Portanto, é importante a prevenção da sua deficiência.

Dra. Fernanda Formagio de Godoy Miguel
Pediatra pela SBP
CRM: 104.671

Nenhum comentário:

Postar um comentário