quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Asma


Asma é uma doença caracterizada por inflamação recorrente das vias aéreas, manifestando-se por dificuldade na passagem de ar para os pulmões.

Seus sintomas são episódios de sibilância (chiado), dispnéia (falta de ar), aperto no peito e tosse.

A asma pode ser controlada na maioria dos pacientes. Quando controlada, os sintomas diurnos e noturnos são incomuns, o uso de medicações de alívio torna-se infreqüente, o número de crises diminui, assim como as faltas escolares. A atividade física pode ser realizada normalmente e a função pulmonar torna-se normal.

Se a asma não for bem controlada, ela pode tornar-se crônica com limitação permanente ao fluxo aéreo, levar à limitação física e social importante e até causar a morte por ataques graves.

O diagnóstico da asma é feito baseado nos sintomas acima e por meio de um exame chamado espiromentria, que avalia a capacidade pulmonar. E a asma pode ser classificada, segundo sua gravidade, como leve, moderada ou grave.

O tratamento deve ser baseado na redução da inflamação, evitando-se o contato com fatores desencadeantes, chamados alergênios. O uso precoce de medicações antiinflamatórias também é importante, protegendo contra a progressiva diminuição da função pulmonar. O uso de broncodilatadores, através de inaladores ou sprays, é feito para melhorar os sintomas nas crises.

Em casos mais complicados, a criança poderá ser encaminhada ao especialista para o acompanhamento.

Dra. Fernanda Formagio de Godoy Miguel
Pediatra
CRM: 104.671

Nenhum comentário:

Postar um comentário