sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Hipertensão arterial na infância








Quando se fala em hipertensão arterial (“pressão alta”), pensamos nos adultos e principalmente nos idosos. Mas as crianças também são vítimas da doença e apenas nos últimos 25 anos o problema da hipertensão arterial recebeu a devida atenção do pediatra.
A importância da hipertensão arterial deve-se ao fato de ser um grande fator de risco para doença cardiovascular, acidente vascular cerebral (AVC) e doença renal.
A pressão arterial é determinada pela interação entre fatores genéticos e ambientais: fatores dietéticos (como sódio), estresse, sedentarismo, fumo e álcool.
Nas crianças, a pressão é considerada aumentada quando estiver acima de valores que são estipulados conforme o sexo, a idade e a estatura. Para saber se a criança apresenta hipertensão, o Pediatra deverá verificar qual é o nível pressórico adequado, através de tabelas. Só será considerado que a criança é hipertensa se houver 3 medidas alteradas, em diferentes dias.
            Na maioria das vezes, a hipertensão é silenciosa, pois os sintomas associados, como dor de cabeça, zumbidos e sangramentos nasais, são raros. Então, normalmente é descoberta com uma medida de pressão em uma consulta de rotina.
            Crianças que apresentam obesidade, história de hipertensão na família ou doença renal devem ter uma monitorização frequente de pressão arterial.
            Uma vez diagnosticada a hipertensão, deve-se verificar a sua causa através de exames; quando houver uma causa, deve-se primeiramente tratá-la. Hoje sabemos que a hipertensão arterial detectada em algumas crianças pode ser secundária, por exemplo, às doenças renais.  Para o controle da pressão há orientações dos hábitos de vida e medicamentos específicos que podem ser administrados a estas crianças.
            Quando a hipertensão for associada à obesidade, exercícios físicos, orientação da dieta e redução de peso são medidas importantes a serem tomadas.




Dra. Fernanda Formagio de Godoy Miguel
Pediatra pela SBP
CRM: 104.671

Nenhum comentário:

Postar um comentário