quarta-feira, 15 de julho de 2015

Quando e por que procurar um geriatra?





O geriatra é um médico generalista e especialista ao mesmo tempo. Ou seja, é o médico que sabe de tudo um pouco, e que também domina uma determinada área do conhecimento médico e se torna referência nesta área até mesmo para os outros médicos. Como generalista, o geriatra atua na prevenção, avalia e trata doenças dos mais diferentes aparelhos do nosso corpo. E como conhece razoavelmente bem cada área da medicina, sabe onde seu conhecimento termina e onde deve contar com o auxílio de outro especialista, encaminhando o paciente de forma correta. Mas o geriatra é também um especialista: é a única especialidade da medicina que se dedica a estudar o idoso e o processo de envelhecimento. Nesta área, o geriatra é referência para os outros especialistas. 

O geriatra então está atento a todos os aspectos da saúde dos idosos, e os relaciona com as particularidades da saúde diante do processo de envelhecimento. Enquanto a grande maioria das especialidades médicas se dedica a um órgão ou sistema, a geriatria é das poucas especialidades que se dedica ao indivíduo como um todo e a única que estuda o processo de envelhecimento.

Assim, ter um geriatra é ter o seu médico e não um médico para cada órgão ou doença. É o médico que lhe conhece e pode lhe atender, apoiar e orientar a qualquer hora em qualquer dia, seja no consultório, na sua casa e até dentro do hospital se for necessário. O geriatra então acaba resgatando a figura antiga e saudosa do “médico de família”, que está sempre a disposição para nos socorrer.

Há portanto grandes motivos para se procurar um geriatra. O primeiro é ser idoso e desejar ter um médico responsável pela sua saúde como um todo, capaz de lidar com a maioria das condições de saúde e de doença, seja do coração, anemia, depressão, diabetes ou pressão alta, colesterol alto, osteoporose, tireoideopatias, tabagismo ou distúrbios do sono, isoladamente ou todas juntas.

Outro grande motivo é querer envelhecer com saúde e fazer uma avaliação ampla especificamente para  seu caso, considerando sua ocupação diária e de lazer, para um aconselhamento amplo de saúde, especifico para cada idade.

Envelhece bem quem se cuida de forma ativa e preventiva. E para isto nunca se é novo ou velho demais.

Dra Flávia Renata Topciu – CRM 121.925
Geriatra pela Sociedade Brasileira de Geriatria de Gerontologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário