quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Parotidite (Caxumba)



A parotidite, popularmente chamada de caxumba, é uma doença causada por um vírus, que atinge as parótidas: glândulas produtoras de saliva que ficam na face, abaixo e à frente das orelhas. Ocorre então o inchaço destas glândulas, dando aquela aparência de “bochechão”.

É mais comum em crianças, principalmente após os 2 anos de idade. A época do ano mais comum do seu aparecimento é entre o inverno e a primavera.

O vírus é transmitido pela via respiratória, pelo contato direto com a saliva e o espirro. A doença pode demorar até cerca de 15 dias para se manifestar. Clinicamente há aumento e dor na região da parótida, além de febre e pode ocorrer em um ou ambos os lados.

Normalmente o diagnóstico é feito pelo exame físico, mas quando há dúvidas, pode-se fazer exames de laboratório para a confirmação. A caxumba costuma ser uma doença benigna e que não tem tratamento específico: usa-se medicação para febre e dor, e recomenda-se o repouso.

Eventualmente pode haver algum tipo de complicação, que são raras na maioria dos casos, como:

  • orquite: dor e inflamação do(s) testículo(s); quando o vírus acomete os meninos, o repouso é fundamental para diminuir a dor e o inchaço, e para evitar lesão destes órgãos e a esterilidade.
  • ooforite: acometimento do(s) ovário(s); semelhante à orquite, porém em meninas.
  • pancreatite: quando há acometimento do pâncreas, causando dor abdominal e vômitos.
  • meningite: pode ocorrer quando o vírus acomete as meninges, causando dor de cabeça, vômitos e rigidez de nuca.

Para prevenir a caxumba, há vacina específica, dada de rotina  nos Postos de Saúde aos 12 meses, associada à de sarampo e rubéola – é a chamada Tríplice Viral. Há alguns anos o Ministério da Saúde acrescentou uma dose de reforço entre os 4 e 6 anos de idade.

Portanto, mais uma vez vemos a importância de seguir o calendário vacinal para todas as crianças.

Dra. Fernanda Formagio de Godoy Miguel
Pediatra
CRM: 104.671

Nenhum comentário:

Postar um comentário