quarta-feira, 4 de maio de 2016

Dermatite de contato


Muitas crianças apresentam algum tipo de alergia na pele por contato com algum tipo de material: brincos, sabonetes, shampoos, etc.
Esta “alergia de pele” é chamada dermatite de contato ou eczema de contato. É causada por agentes externos que, em contato com a pele, desencadeiam uma reação inflamatória, lesando a pele. Normalmente aparece uma vermelhidão e inchaço na superfície cutânea. Como consequência, pode ocorrer um acúmulo de líquidos em pequenas vesículas (“bolhas”), com prurido (“coceira”). Das vesículas, um líquido é secretado, o que favorece a formação de crosta (“casca”) e com a progressão do quadro, a pele torna-se espessa.
O eczema de contato pode ser causado também por uma substância irritante quando em contato acidental com a pele, como um ácido.
Outra causa, é a exposição à luz do sol como desencadeante do processo.
Para investigar a substância causadora da dermatite de contato, deve-se fazer uma relação o ambiente doméstico, com atividades de lazer, com o sol e com a exposição à água.
Existem testes cutâneos para a investigação da dermatite de contato em alguns casos.
O tratamento do eczema depende da intensidade das lesões, podendo ser tópico (com pomadas) ou com medicações orais. Porém, o mais importante é evitar o contato com a substância causadora da dermatite.
Consulte seu médico para adquirir medicamentos.


Dra. Fernanda Formagio de Godoy Miguel
Pediatra pela SBP
CRM: 104.671

Nenhum comentário:

Postar um comentário