Desenvolvimento é o aumento da
capacidade de uma criança em realizar funções ou tarefas cada vez mais
complexas; e isto depende principalmente do amadurecimento do sistema nervoso
central.
A resposta
das crianças, nas diferentes tarefas, depende também de vários outros aspectos:
idade, estímulo dos pais/ escola, convivência com outras crianças, relação com
o ambiente onde vive, se a criança nasceu prematura ou teve algum problema
durante a gestação/parto, etc.
Existem quatro
aspectos principais a serem considerado na avaliação do desenvolvimento
infantil:
·
Comportamento motor = são
“aprendizados” motores, como: sustentar a cabeça, sentar, engatinhar, andar e
pegar ou manipular objetos.
·
Comportamento adaptativo =
organização e adaptação em resposta aos estímulos, estando relacionado ao
aspecto de aprendizagem.
·
Comportamento de linguagem =
comunicação verbal (pela fala) e não-verbal.
·
Comportamento pessoal-social = reações
da criança relacionadas à sua cultura social (influenciadas pelo ambiente).
É
muito importante que os pais saibam que mesmo sendo esperado que a criança
realize uma determinada atividade com uma certa idade, cada criança tem o seu
tempo. Pode ser que um dos filhos ande mais cedo que o outro, ou comece a falar
mais tarde.
Para
cada faixa etária, é esperado que a criança realize algumas atividades, como:
·
2 MESES:
o Fixa o olhar no rosto da mãe ou de quem
está em frente.
o Reage ao som (com choro, susto ou
movimentos).
o Eleva a cabeça quando de barriga para
baixo.
·
4 MESES:
o Segura objetos por alguns segundos.
o Emite sons.
o Sustenta a cabeça quando no colo.
·
6 MESES:
o Alcança um brinquedo próximo.
o Leva objetos à boca.
o Localiza o som, virando para o local de
onde é emitido.
o Rola da cama.
·
9 MESES:
o Brinca de “esconde – acha”, retirando um
pano do rosto.
o Transfere objetos de uma mão para outra.
o Duplica sílabas (“papa”, “dada”).
o Senta sem apoio.
·
12 MESES:
o Imita gestos.
o Anda com apoio.
·
15 MESES:
o Executa gestos a pedido.
o Produz uma palavra.
o Anda sem apoio.
·
18 MESES:
o Identifica 2 objetos.
o Rabisca espontaneamente.
o Produz 3 palavras.
o Anda para trás.
·
24 MESES:
o Tira roupa.
o Constrói torre de 3 cubos.
o Chuta a bola.
Dra.
Fernanda Formagio de Godoy Miguel
Pediatra
pela SBP
CRM:
104.671
Nenhum comentário:
Postar um comentário