quarta-feira, 1 de abril de 2015

Esporte na infância e adolescência


A prática de atividade física é um dos fatores indispensáveis para uma vida saudável, e deve ser valorizada já na infância.

Nas últimas décadas houve um grande aumento do tempo gasto com atividades sedentárias pelas crianças, como televisão, videogame e computador, tanto pelo aumento da tecnologia quanto pela diminuição das brincadeiras na rua. Isto resulta também no aumento do número de crianças obesas.

Vários benefícios da atividade física podem ser citados:

  • diminuição de hipertensão arterial;
  • diminuição da gordura corpórea, diminuindo o risco de infarto;
  • diminuição do risco de diabetes;
  • melhora do condicionamento físico e da auto-estima;
  • socialização.

Há uma grande variação individual no crescimento físico e psicológico entre crianças da mesma idade. Portanto, a idade não é um critério tão bom para definir o início da prática de esportes. Mas como regra geral, as atividades físicas recreativas são indicadas após 6 a 8 anos, e as competições após 13 anos.

Entre 6 a 8 anos, a criança já tem certa habilidade, e os esportes mais recomendados são:  natação, futebol,capoeira, ginástica, danças, corrida, salto e surf. Com 10 anos há maior condição de velocidade, sendo indicado o ciclismo e o atletismo.

Somente após o estirão do crescimento  é que as atividades que exigem força são liberadas, como musculação e remo. E só após os 13 anos, indica-se atividade em que haja competição.

Os pais e professores devem sempre levar em consideração o interesse e os limites da criança. Devem evitar críticas e transmitir tranqüilidade, sem cobrar resultados, principalmente em treinamentos competitivos.

Dra. Fernanda Formagio de Godoy Miguel
Pediatra
CRM: 104.671

Nenhum comentário:

Postar um comentário