A diferença em relação à gripe é que esta é causada pelo vírus Influenza, que causa os mesmos sintomas mas com maior intensidade: febre mais alta (39°C), calafrios e dor de cabeça. E em alguns casos pode haver complicações, como infecções por bactérias – infecções de ouvido (otites), garganta (amigdalites) e pneumonias.
Uma criança entre 1 e 7 anos pode ter cerca de 6 a 8 resfriados em um ano. Conforme vai crescendo, este número diminui, com o aumento da resistência.
As crianças que são desnutridas ou que têm alguma doença crônica ou alergias respiratórias são mais susceptíveis às gripes e resfriados. O vírus é transmitido pelo ar, e para prevenir, algumas medidas podem ajudar:
- manter o ambiente arejado;
- evitar locais fechados e com muita gente;
- lavar sempre as mãos;
- exercício físico regular;
- evitar stress;
- alimentação adequada e balanceada.
Além disso, há vacina contra o vírus da gripe, a partir dos 6 meses e que deve ser administrada especialmente em crianças com alergias respiratórias, doenças crônicas e crianças em instituições.
O tratamento das gripes e resfriados é feito apenas com sintomáticos, pois não há medicação específica. Deve-se tomar bastante líquidos, repousar e utilizar medicamentos para a dor e a febre.
No caso de dúvidas ou quadros mais complicados/graves, deve-se sempre procurar o médico!
Dra. Fernanda F. G. Miguel
CRM: 104.671
Pediatra