sábado, 1 de março de 2014

A visão e a criança

Os cuidados com a visão da criança,começam antes mesmo do seu nascimento. Por mais este motivo, o pré-natal é muito importante. Doenças como a toxoplasmose e a rubéola durante a gestação, se não diagnosticadas e tratadas, podem causar problemas de visão e até cegueira.

Os recém-nascidos enxergam tudo desde o princípio, mas de forma  pouco clara; a total visão do bebê se desenvolve com o tempo. Logo na maternidade é realizado um exame simples pelo Pediatra, que é o “Reflexo Vermelho”. Ele consiste na visualização do fundo do olho do bebê com uma luz; é considerado normal quando os dois olhos apresentam um reflexo vermelho brilhante. O exame é feito para descartar doenças como o retinoblastoma (câncer ocular) e a catarata congênita.

Após o nascimento, apesar do acompanhamento com o Pediatra, o exame rotineiro dos olhos no consultório do médico Oftalmologista é muito importante para a preservação de uma boa visão, e isso deve ocorrer em todas as idades. O primeiro exame oftalmológico deve ser realizado quando a criança tem uma idade de aproximadamente dois anos, caso não haja nenhum sinal de anormalidade, como diferença de cor entre os olhos do bebê, secreção, estrabismo ou persistência de lacrimejamento constante. Um bebê prematuro deve ser acompanhado desde os primeiros meses com o especialista.

Existem vários testes de visão que podem ser aplicados tanto em bebês quanto em crianças. O importante é os pais não adiarem a visita ao Oftalmologista, e não deixarem de repeti-la anualmente, pois uma criança que na idade pré-escolar tenha sido considerada como vendo bem, pode desenvolver posteriormente problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, que necessitam de correção (uso de óculos).

Os pais e os professores devem estar sempre atentos durante o período em que as crianças aprendem a ler e a escrever. As dificuldades de aprendizagem podem ser um indício de que a criança enxerga mal.

Portanto, somente com o exame oftalmológico rotineiro, independente de idade ou presença de sintomas, poderemos preservar nossa tão valiosa visão por toda a vida.


Dra. Fernanda Formagio de Godoy Miguel
Pediatra

CRM: 104.671