segunda-feira, 2 de outubro de 2017

VITAMINAS E MINERAIS



As vitaminas e os minerais são chamados de micronutrientes. São substâncias que obtemos da alimentação e que são necessárias para nossa saúde. Portanto, uma alimentação saudável e variada é indispensável para obtermos estes nutrientes.
            Desde o nascimento, a criança já necessita de vitaminas e minerais. A partir do 7º. ao 15º. dia de vida, os bebês devem tomar banho de sol para a produção de vitamina D, que é fundamental para a formação dos ossos e prevenção do raquitismo. Porém, como a exposição regular ao sol nem sempre é possível, normalmente o bebê recebe uma suplementação diária de vitaminas A e D, através de gotas orais, até cerca de 2 anos.
            O leite materno normalmente supre o restante das necessidades de micronutrientes até os 6 meses. Posteriormente, a alimentação irá fornecê-los.
            A deficiência de ferro é muito frequente em crianças brasileiras, causando a anemia ferropriva. Portanto, para a prevenção desta doença, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a suplementação de ferro oral para:
·         recém-nascidos de baixo peso ou prematuros: do 15 dia de vida até 1ano/ 2 anos ;
·         bebês que não recebem leite materno ou fórmula infantil (leite “de latinha”, específico para bebês, de 0 a 6 meses e de 6 a 12 meses): do 15 dia de vida até 1 ano e meio/2 anos;
·         bebês quando iniciam alimentação complementar (suco, frutas e papa): até1 ano e meio/2 anos.

O abastecimento público de água é acrescido com flúor, o que garante a sua melhor forma de acesso a toda população. A principal ação do flúor é sobre os dentes.
Após o primeiro ano de vida, a criança tem um menor ritmo de crescimento, o que facilita a sua exposição ao sol e uma alimentação mais variada. Desta forma, a suplementação de vitaminas e minerais não é mais necessária, a não ser em casos específicos.

Dra. Fernanda Formagio de Godoy Miguel
Pediatra pela SBP

CRM: 104.671

Nenhum comentário:

Postar um comentário